Zelensky pede apoio dos EUA para atacar Rússia e pressionar Putin a ‘buscar a paz’ | Mundo

por Redação 2 Leitura mínima

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu nesta sexta-feira (6) para os Estados Unidos autorizarem suas forças a usarem armas americanas para atacar mais profundamente no território da Rússia, com o objetivo de aumentar a pressão sobre Moscou para encerrar a guerra.

“Precisamos ter essa capacidade de longo alcance, não apenas no território dividido da Ucrânia, mas também no território russo, para que a Rússia seja motivada a buscar a paz,” afirmou Zelensky.

A fala do presidente ucraniano aconteceu em visita à base aérea de Ramstein, na Alemanha, onde também pediu por mais assistência militar por parte dos países do ocidente e levantou preocupações sobre os prazos de entregas dos sistemas prometidos.

“Sou grato a todos os parceiros pelo fato de que a cúpula da Otan em Washington foi marcada por decisões sobre sistemas de defesa aérea para a Ucrânia. No entanto, muitos sistemas ainda precisam ser entregues”, disse ele.

Nos últimos meses, os EUA permitiram que a Ucrânia realizasse ataques dentro do território russo para fins defensivos, afastando-se de uma proibição total. No entanto, o presidente ucraniano está pressionando Washington e outros países ocidentais para permitir que ataque mais profundamente na Rússia.

— Foto: Valeria Mongelli/Bloomberg

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.
Compartilhe esse artigo