Um projeto de trem de passageiros de levitação magnética (Maglev, na sigla em inglês) paralisado que liga Tóquio e Nagoia pode ganhar impulso depois que o governador de Shizuoka, Heita Kawakatsu, um de seus maiores oponentes, anunciou planos de renunciar.
As perspectivas estão mudando, após Kawakatsu dizer em uma reunião da assembleia municipal, na terça-feira, que renunciará em junho. O governador enfrentou uma forte reação depois de dizer aos novos funcionários do governo da província na segunda-feira (1) que eles “são todos pessoas cerebrais e inteligentes, ao contrário daqueles que vendem vegetais, cuidam de vacas ou fazem coisas”.
A partida planejada de Kawakatsu pegou de surpresa as partes interessadas do projeto do trem.
“Fiquei surpreso com os relatos e não consigo pensar no que vai acontecer agora”, disse um executivo da JR Central.
Um funcionário público de um dos municípios ao longo da ligação planejada manifestou esperança de que o projeto avance agora. “Se as atitudes cautelosas em relação ao projeto mudarem sob um novo governador, poderemos ver grandes avanços em direção ao lançamento da linha Maglev”, disse a fonte.
As ações da JR Central subiram temporariamente 10% em relação ao fechamento de terça-feira (2) nas negociações privadas naquela noite, à medida que os investidores de varejo ficaram otimistas com as perspectivas de progresso do projeto na província de Shizuoka.
Kawakatsu manifestou pela primeira vez oposição à construção da linha em outubro de 2017, citando preocupações de que isso afetaria o fluxo do Rio Oi. Desde então, ele sinalizou outras questões, incluindo o impacto ambiental do projeto nas montanhas dos Alpes Minami e o descarte de solo escavado.
A JR Central, o governo de Shizuoka e o Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão delinearam um plano para avançar o projeto no final de 2023. Mesmo assim, nenhum trabalho na província de Shizuoka foi aprovado.
Na sexta-feira (29), a JR Central disse que desistiu de seu objetivo de lançar o serviço Maglev em 2027.
As incertezas permanecem, incluindo como será a eleição para substituir Kawakatsu. Ele ainda tem mais de um ano de mandato e nenhum partido fez muito planejamento eleitoral.
Alguns moradores de Shizuoka também estão cautelosos com o projeto Maglev. Kawakatsu venceu a última votação para governador em 2021 contra um ex-legislador do Partido Liberal Democrata em uma plataforma que se opõe à sua construção.
“O progresso do projeto Maglev dependerá de quem será o próximo governador”, disse um ex-funcionário do Ministério dos Transportes.
Kawakatsu também se opôs ao reinício da usina nuclear Hamaoka, da Chubu Electric Power. Um representante da Chubu Electric expressou surpresa com o anúncio de Kawakatsu, mas recusou-se a comentar assuntos do governo local.