Uma tempestade elétrica pode atrapalhar os planos de quem quer assistir ao eclipse solar, na segunda-feira (8). O fenômeno poderá ser visto de partes dos Estados Unidos, que estão com previsão de fortes chuvas para os próximos dias.
A tempestade de raios deve atingir principalmente a região do Mississippi. As chuvas podem escurecer o céu e prejudicar a visão daqueles que viajaram para observar o fenômeno.
Quando a Lua bloquear completamente o Sol, o eclipse poderá ser visto em uma distância de 160 quilômetros desde o Texas até o Maine – passando por cidades como Dallas, Indianápolis, Cleveland e Buffalo, no estado de Nova York.
Partes do Texas, incluindo Dallas, Oklahoma, Arkansas e Louisiana, correm maior risco de serem atingidas por tempestades elétricas na segunda-feira (8), especialmente durante a tarde, de acordo com o Centro de Previsão de Tempestades.
São esperados fortes ventos, granizo, chuvas torrenciais e princípios de tornado.
Chuvas desse tipo costumam se intensificar no final da tarde, depois que o calor atingiu seu pico. Portanto, o desenvolvimento de qualquer tempestade pode atrasar a visão do público, que espera para ver o eclipse.
Em 2017, cerca de 20 milhões de pessoas viajaram para outra cidade para ver o fenômeno nos Estados Unidos. A expectativa é que o número seja ainda maior neste ano.
É muito cedo para dizer exatamente quando e onde as nuvens serão formadas na segunda-feira, mas à medida que o evento se aproxima, é possível ter uma ideia melhor dos padrões climáticos gerais.
Quem quiser ver o eclipse deverá estar atento às previsões para os próximos dias.
*Com informações da CNN Español