Quando é a Quarta-Feira de Cinzas em 2025? | Brasil

por Redação 6 Leitura mínima

A Quarta-Feira de Cinzas vai acontecer no dia 5 de março, uma quarta-feira, em 2025. A data marca o fim do carnaval e o início da quaresma, o período de 40 dias que antecede a celebração da Páscoa.

Qual o significado da Quarta-Feira de Cinzas?

A Quarta-feira de Cinzas traz um significado de lembrar a fragilidade da vida, que todos estamos sujeitos à morte e que não devemos nos prender às coisas mundanas, afirma Alysson Carvalho, padre na Arquidiocese de São Paulo e vigário na paróquia Nossa Senhora do Carmo da Aclimação

“O uso das cinzas justamente tem o significado de lembrar que ‘do pó viemos e ao pó voltaremos’. Esse período serve para lembrar-nos do que realmente é mais importante. Devemos sim ir atrás dos nossos sonhos, nossos projetos de vida, mas tudo passa e precisamos sempre lembrar que o objetivo da vida humana é a eternidade, é o céu”, explica o religioso.

Além disso, a data também possui uma carga de penitência, de arrependimento dos pecados. Por isso, é comum que os fiéis pratiquem a abstinência, jejum, não ingestão de carne e oração.

No dia da Quarta-Feira de Cinzas, acontece a missa das cinzas. Nela, a cor das vestes dos sacerdotes geralmente são roxas, cor que caracteriza o caráter de penitência dentro do catolicismo.

Após a homilia — pronunciamento do sacerdote depois da leitura da bíblia, é realizada a imposição das cinzas sobre os fiéis. Essas cinzas, que são abençoadas, são usadas pelo sacerdote da missa, com a ajuda de outros ministros, para passar sobre a fronte (testa) dos fiéis em forma de cruz.

Após isso, acontece a liturgia eucarística, quando o pão (hóstia) e o vinho se tornam, de forma simbólica, o corpo e sangue de Jesus Cristo, com os fiéis comendo esse alimento em alusão à última ceia.

Algumas pessoas acham que as cinzas vem de ossos ou de restos mortais, mas isso é apenas lenda, afirma o pároco. As cinzas usadas no dia são provenientes da queima das folhas dos ramos usando no domingo de ramos, último dia da quaresma.

Como é definida a Quarta-Feira de Cinzas?

A Quarta-Feira de Cinzas não possui uma data definida, variando entre meados de fevereiro e começo de março. Isso acontece porque a quaresma depende da Páscoa para acontecer, e a Páscoa muda todos os anos.

De acordo com o calendário cristão, a Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de outono, se no Hemisfério Sul, e de primavera, caso no Hemisfério Norte. Quando essa data é definida, é estabelecido também o período de carnaval. O domingo de carnaval deve cair sempre sete semanas antes do domingo de Páscoa.

O carnaval, então, se estende até a terça-feira daquela semana e, no dia seguinte, é realizada a Quarta-Feira de Cinzas. Em 2025, a Páscoa será no dia 20 de abril, sete semanas antes disso será 2 de março, o domingo de carnaval. O período festivo se estende até a terça-feira, que cai no dia 4 de março e, em seguida, começa a Quaresma com a quarta-feira de cinzas, no dia 5.

A Quarta-Feira de Cinzas não é feriado

Apesar de ser um dia de grande significado para a religião católica, a Quarta-Feira de Cinzas não é feriado nacional, mas um ponto facultativo, execto nos casos em que houver uma lei municipal ou estadual que estabeleça a celebração.

Contudo, na maioria dos lugares, a data é apenas mais um dia normal, afirma Marcel Zangiácomo, advogados e especialista em Direito do Trabalho.

“Muitas empresas liberam os funcionários na parte da manhã, mas isso depende de políticas internas ou de acordos feitos entre as companhias e os sindicatos. Se não houver nenhuma regra local ou acordo, os trabalhadores precisam cumprir a jornada normal, sendo ou não religiosos”, explica o especialista.

De acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), caso seja feriado na cidade em que a pessoa é empregada, é vedada a possibilidade de trabalhar, exceto se houver autorização em convenção coletiva ou norma legal ou se a pessoa é um profissional essencial. Se tiver de trabalhar, recebe em dobro ou terá esse dia compensado posteriormente.

Como surgiu a Quarta-Feira de Cinzas?

O pároco explica que a Quarta-Feira de Cinzas tem origem em uma tradição judaica.

“Os judeus tinham o costume de se cobrirem de cinzas quando cometiam algum pecado ou faziam penitência para demonstrar o arrependimento dos pecados e o coração voltado para Deus”, conta.

Com o tempo, esse costume foi sendo modificado e ressignificado até se tornar a Quarta-Feira de Cinzas que temos hoje.

Quais são os feriados nacionais em 2025:

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.
Compartilhe esse artigo