PMI de serviços da zona do euro recua para 51,9 em julho, mínima em quatro meses, diz S&P Global | Mundo

por Redação 4 Leitura mínima

O índice de gerente de compras (PMI) de julho da zona do euro caiu a 51,9 pontos, de 52,8 em junho, para seu menor nível em quatro meses. Foi a menor expansão registrada nos cinco meses de crescimento da economia, segundo o S&P Global e o Hamburg Commercial Bank.

O PMI composto da zona do euro de julho caiu para 50,2, de 50,9 no mês anterior.

“A economia da zona euro está crescendo lentamente em julho. Em termos setoriais, os serviços não estão ganhando velocidade como antes no ano, enquanto a crise industrial continuou inabalável. Por causa disso, o PMI composto está apenas pairando acima da linha de expansão. Dada esta situação, a nossa previsão de crescimento de 0,7% para o ano ainda é conservadora”, disse Cyrus de La Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank.

O PMI de serviços do Reino Unido subiu para 52,5 pontos em julho, de 52,1 em junho, informou o S&P Global. Em julho, o setor de serviços registrou a maior alta na demanda desde maio de 2023. E a demanda por empregos cresceu no ritmo mais rápido em um ano, enquanto a confiança das empresas se recuperou das mínimas vistas em junho.

Já o PMI composto de julho subiu para 52,8 em julho, de 52,3 em junho, sustentado por um fortalecimento da demanda, no maior ritmo desde abril de 2023.

“A expansão acelerada de julho na atividade de vendas é crucial e sugere que a confiança das empresas e dos consumidores melhorou, e embora apenas um mês depois do segundo semestre de 2024, os resultados da última pesquisa são um bom presságio para uma leitura de crescimento razoável do PIB no terceiro trimestre”, diz Joe Hayes, economista do S&P Global Market Intelligence.

O PMI de serviços de julho caiu a 52,5 pontos, de 53,1 em junho, para seu menor nível em quatro meses, informou o S&P Global com o Hamburg Commercial Bank. O PMI composto caiu para 49,1 voltando ao território contracionista, de 50,4 em junho, e também registrando seu menor nível em quatro meses.

O crescimento da atividade empresarial diminuiu pelo segundo mês consecutivo no setor de serviços alemão em julho. A perda de dinamismo contribuiu para a primeira diminuição do emprego no setor até agora este ano. Contudo, as expectativas melhoraram ligeiramente no ritmo de negócios, embora revertendo apenas parcialmente a forte diminuição do mês anterior.

“As margens de lucro dos prestadores de serviços estão ficando reduzidas. Os custos de produção estão subindo um pouco mais rápido do que no mês passado, e as empresas estão achando ainda mais difícil repassar esses custos aos clientes. Por isso, entre outros motivos, elas estão tentando economizar nos custos trabalhistas e cortaram empregos pela primeira vez desde o final de 2023”, informou Cyrus De La Rubia.

— Foto: Martin Meissner/AP

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.
Compartilhe esse artigo