Um complexo de vilas romanas foi descoberto por arqueólogos na Inglaterra. Os espaços são ricamente decorados e contam com gesso pintado, mosaicos, trabalhos ornamentados de azulejos, colunatas, pisos de tijolos e outras ornamentações. Além disso, os pesquisadores encontraram machados em miniatura e outros artefatos que podem ter sido usados durante rituais da era romana.
Vilas da era romana
As descobertas foram feitas na vila de Grove, no sul da Inglaterra. Segundo comunicado do Red River Archaeology Group (RRAG), que coordenou as escavações do local, as construções datam do século I e II.
Foram identificadas quatro enormes colunas que estão entre as maiores de seu tipo da era romana na Grã-Bretanha. Ao lado desses edifícios, os arqueólogos encontraram vários quartos conectados por um corredor central.
O tamanho dos edifícios que ainda sobrevivem e a riqueza de bens recuperados sugerem que essa era uma característica dominante na localidade, se não na paisagem mais ampla
Louis Stafford, gerente sênior de projetos da RRAG
Ainda de acordo com os pesquisadores, o local foi habitado pelos romanos até o final do século IV ou início do século V, quando Roma perdeu o controle sobre o atual território da Inglaterra. As informações são da Live Science.
Outros achados
- Os arqueólogos ainda encontraram moedas, anéis, broches, louças de barro vermelho, um forno para secar grãos de cereais e uma fivela de cinto de cabeça de cavalo.
- Esta última descoberta data de 350 a 450 d.C. e provavelmente foi usada por elites que faziam parte do exército romano.
- A equipe também desenterrou vários machados em miniatura e uma “seleção enigmática de pergaminhos de chumbo bem enrolados” que, uma vez desenrolados, se parecem com “tábuas de maldição” romanas.
- Os machados e pergaminhos levaram os pesquisadores a pensar que os itens poderiam ter sido usados como parte de um ritual.
- Itens semelhantes usados para oferendas foram encontrados em outros locais de culto ou templo em toda a Inglaterra.