Justiça dos EUA ameaça processar autoridades que resistirem à repressão à imigração | Mundo

por Redação 2 Leitura mínima

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos ameaçou processar autoridades locais que resistirem à repressão à imigração, segundo um novo documento obtido pela emissora americana “CNN” nesta quarta-feira (22), em que são detalhados os planos do novo governo de Donald Trump para desafiar as leis das chamadas “cidades-santuário” — regiões que abrigam imigrantes e rejeitaram as políticas de imigração no primeiro mandato Trump.

“A lei federal proíbe que agentes estaduais e locais resistam, obstruam ou deixem de cumprir comandos e solicitações legais relacionados à imigração”, afirma o documento. “O Escritório do Secretário de Justiça e os componentes litigantes do Departamento de Justiça devem investigar incidentes envolvendo qualquer má conduta desse tipo para possível processo.”

O memorando também orienta a divisão civil do departamento a identificar leis e políticas estaduais e locais que “ameacem impedir” as iniciativas de imigração de Trump e a contestá-las judicialmente. Além disso, o documento revela como a equipe de Trump passou semanas tentando elaborar leis que tenham maior chance de resistir a contestações legais.

O documento de Bove caracteriza as mudanças como uma orientação de política provisória, enquanto o departamento aguarda a confirmação de Pamela Bondi como secretária da Justiça.

Prédio do Departamento de Justiça dos Estados Unidos — Foto: Reprodução

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.
Compartilhe esse artigo