Uma cena espetacular foi capturada pelo Telescópio Espacial Hubble: uma estrela bebê anunciando sua chegada ao Universo com um poderoso jato de gás e poeira.
A imagem registrada pelo Hubble mostra que FS Tau B está parcialmente coberta por uma faixa escura de poeira. Isso provavelmente é parte de um disco protoplanetário, de onde novos planetas podem se formar no futuro.
De acordo com um comunicado emitido pela Agência Espacial Europeia (ESA), que gerencia o telescópio junto com a NASA, neste momento, FS Tau B ainda não é uma estrela completa. Está em uma fase chamada protoestrela, na qual está acumulando material ao seu redor. Quando adquirir massa suficiente, a pressão em seu núcleo será tão intensa que começará a fundir hidrogênio em hélio, tornando-se uma estrela de fato.
Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar:
Estrela bebê capturada pelo Hubble é um objeto Herbig-Haro
Protoestrelas como FS Tau B emitem luz não pela fusão nuclear, mas pelo calor gerado do colapso da nuvem de poeira que as envolve e pela adição de mais material. Elas também são conhecidas por lançar jatos de partículas altamente energéticas, como visto no caso de FS Tau B.
Quando esse objeto deixar a fase de protoestrela, se tornará uma estrela T Tauri, um estágio intermediário até virar uma estrela de sequência principal, como o Sol.
Além de ser uma protoestrela, FS Tau B é classificada como um objeto Herbig-Haro. Essa designação é dada quando os jatos ejetados por uma estrela jovem colidem com nuvens de gás e poeira ao redor, criando manchas brilhantes visíveis nas nebulosas onde as protoestrelas estão se formando.
A compreensão dessas dinâmicas ajuda a entender melhor como as estrelas nascem e evoluem, além de fornecer pistas sobre a formação de planetas em torno delas.