Após três anos, o Grêmio voltará a receber uma partida da sua competição preferida, a Copa Libertadores, em casa. O Tricolor enfrenta o Huachipato, do Chile, nesta terça-feira (9), na Arena, em Porto Alegre, às 19h (de Brasília), em sua estreia na disputa como mandante em 2024. O jogo é válido pela segunda rodada do Grupo C.
A última vez que atuou em Porto Alegre na Libertadores foi em 2021, quando foi eliminado ainda na primeira fase pelo Independiente del Valle. À época, o tropeço que culminou na demissão do técnico Renato Portaluppi.
Três temporadas depois, um rebaixamento, três estaduais, um vice-campeonato brasileiro e um certo Luis Suárez, o Tricolor volta a focar toda a sua atenção na América.
O objetivo do clube em 2024 é conquistar o tetracampeonato da “Glória Eterna”. O Grêmio é o maior campeão brasileiro da Libertadores, junto de Flamengo e Palmeiras, com as conquistas de 1983, 1995 e 2017.
Esta última no comando de Renato. O treinador é o único brasileiro a ganhar a América como jogador e técnico, na primeira e última conquista gremista da competição.
O Tricolor tem o alerta ligado na Libertadores depois de perder na primeira rodada da competição para o The Strongest. Atualmente, o Grêmio é o último colocado do grupo C com nenhum ponto conquistado. A sua frente vêm Huachipato e Estudiantes, com um ponto cada, e o próprio The Strongest, líder com três pontos.
Em campo, depois de conquistar o heptacampeonato gaúcho, no último sábado (6), o Tricolor teve apenas esta segunda-feira (8) para preparar-se para o confronto. Isto porque, após o título, o grupo gremista recebeu folga no domingo (7).
Assim, é possível que pelo pouco tempo de descanso e preparação, o técnico Renato faça alterações na escalação. As principais mudanças da equipe devem ser na defesa. O zagueiro Pedro Geromel, que foi titular no último sábado (6), deve ser poupado. Já no gol, Caíque e Marchesín voltam a disputar posição.
Já o Huachipato, atual campeão chileno, não tem uma campanha tão positiva nesta temporada. O time de Talcahuano é o 12º colocado, de 16 times, no Campeonato Chileno.
Grêmio: Marchesín (Caíque); João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Mayk; Villasanti, Pepê, Pavón, Cristaldo e Gustavo Nunes; Diego Costa.Técnico: Renato Portaluppi.
Huachipato: Martín Parra; Felipe Loyola, Gazzolo, Imanol González (Malanca) e Leandro Díaz; Jimmy Martínez, Santiago Silva, Gonzalo Montes; Maxi Rodríguez, Maxi Gutiérrez e Cris Martínez. Técnico: Javier Sanguinetti.
Este conteúdo foi criado originalmente em Itatiaia.