O Ford Mustang completa 60 anos EM 2024 e com novidades, pois já foi apresentada a 7ª geração do icônico muscle car. O carro, que teve sua primeira versão em 1964, conquistou os corações de muitos entusiastas de automóveis no mundo inteiro. Você é um deles? Será que sabe todas as curiosidades sobre o veículo? O Olhar Digital preparou uma lista com 5 fatos interessantes. Confira!
Imagem projetada no cavalo no chão
Um dos maiores charmes do Mustang é visto quando o motorista se aproxima do veículo. Nesse momento as luzes embutidas nos retrovisores se acendem e iluminam o caminho, assim elas projetam a imagem de um cavalo no chão.
Suspensão adaptativa
Chamada de MagneRide, essa tecnologia é responsável por refinar o desempenho e o conforto conforme as condições da pista. Ela utiliza um fluido viscoso eletromagnético e sensores que fazem o monitoramento das condições da pista mil vezes a cada segundo.
Dessa forma, é criado um campo magnético que organiza as micropartículas ferrosas suspensas no óleo. Isso proporciona mais aderência para as frenagens e também acelerações. Além disso, reduz a rolagem em curvas.
A apresentação do carro
Você sabia? No dia 17 de abril de 1964, o Ford Mustang foi apresentado ao público na Feira Mundial de Nova York. O evento foi muito bem planejado e a recepção do veículo foi incrível. Rapidamente, ele se tornou um grande sucesso entre os apaixonados por carros.
A ideia de fazer o Mustang
Um dos grandes responsáveis pela ideia de fazer o Mustang foi Lee lacocca. Na época, ele era vice-presidente e gerente geral da Divisão Ford em 1960. O executivo reconheceu que era necessário fazer um carro que atraísse a atenção do crescente mercado jovem.
Assim, foi feito um carro compacto, acessível e esportivo que poderia ser comercializado para todas as pessoas.
Inspirações para o design
Os modelos Falcon e Thunderbird, da própria Ford e alguns automóveis europeus serviram de inspiração para a elaboração do Mustang. Assim, ele ficou com um capô longo, que inclusive é uma característica muito marcante até hoje, a traseira curta e o visual esportivo e muito elegante.
Um detalhe interessante é que o automóvel foi construído na plataforma Ford Falcon. Todavia, a suspensão dele era exclusiva para melhor manuseio.