Os analistas da Fitch Ratings revisaram sua perspectiva para a dívida externa de longo prazo da China para negativa, citando riscos crescentes para as finanças públicas.
“Os riscos de passivos contingentes também podem estar aumentando, uma vez que o crescimento nominal mais baixo exacerba os desafios para administrar a alta alavancagem em toda a economia”, disse a agência de rating.
A empresa afirmou o rating A+ da China, que é respaldado por uma economia grande e diversificada e por perspectivas ainda sólidas de crescimento do produto interno bruto (PIB) em relação a seus pares. A Fitch também citou o papel integral do país no comércio global de mercadorias, as finanças externas robustas e o status de moeda de reserva do yuan.
O déficit fiscal da China pode aumentar para um recorde plurianual em 2024, à medida que o governo aumenta o estímulo fiscal para compensar os ventos contrários econômicos, disse a Fitch.
A previsão é de que o déficit do governo geral suba para 7,1% do PIB em 2024, de 5,8% em 2023, em uma base consolidada pela Fitch, que inclui infraestrutura e outras atividades fiscais oficiais fora do orçamento principal.
O déficit da China em 2024 será o mais alto desde o déficit de 8,6% do PIB observado em 2020, disse a Fitch.