Colesterol: confira as diferenças entre o HDL e o LDL e a importância de controlar as taxas
Muitas vezes visto apenas como um vilão, o colesterol desempenha funções importantes no organismo. O problema começa quando os níveis no sangue ultrapassam os limites adequados
Colesterol
Trata-se de um tipo de gordura produzida no fígado e encontrada em todas as células do corpo. Há dois tipos de colesterol: o LDL, conhecido como ruim, e o HDL, considerado bom.
LDL
Em excesso, ele se deposita nas paredes das artérias, formando placas de gordura capazes de bloquear o fluxo sanguíneo. Isso pode provocar eventos cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
HDL
Nesse caso, trata-se de uma partícula de alta densidade, que ajuda a remover o colesterol ruim do sangue. Assim, ele não oferece riscos. Pelo contrário: é visto como protetor contra entupimentos das artérias.
De onde vem?
Do total de colesterol presente no organismo, 70% é produzido pelo fígado e o restante vem da dieta. Por isso, é tão importante manter uma alimentação equilibrada, sem excesso de gorduras saturadas (encontradas principalmente em produtos de origem animal).
Controle
O exame de sangue permite acompanhar alterações nos níveis de colesterol. Segundo especialistas, pessoas com 40 anos ou mais devem fazê-lo periodicamente.
Alerta
Vale lembrar que o colesterol alto é silencioso. Os sintomas aparecem quando as artérias já estão comprometidas e, por isso, sinalizam a urgência de procurar um profissional da saúde.
Alerta
Procure ajuda se sentir: dor ou desconforto no peito, falta de ar durante um esforço físico, pele fria e palidez nos dedos e dores nas pernas ao caminhar que melhoram com o repouso.
Quer saber o que comer quando o colesterol está alto?