As bolsas de Nova York fecharam sem direção única nesta segunda-feira (1º), em pregão marcado pelo forte resultado do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial dos Estados Unidos, que levou o mercado a ficar menos otimista quanto ao ciclo de corte de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e, por consequência, reduzir a busca por ativos de risco. A resiliência de algumas ações do setor de tecnologia, porém, sustentaram o índice Nasdaq em leve alta.
Dentre as principais “big techs” americanas, a Alphabet teve o melhor desempenho do dia ao subir 3%. A controladora do Google anunciou que vai deletar parte do histórico de navegação de usuários, entre outros passos, após assinar um acordo legal em dezembro sobre a privacidade dos consumidores dos produtos da companhia.
Outro setor que foi bem hoje foi o de energia, cujo índice do S&P 500 exibiu alta de 0,79%. As ações do setor seguiram a alta do petróleo no mercado futuro, após ataques de Israel na Síria e PMIs fortes tanto nos Estados Unidos quanto na China.