A evolução e transformação das redes corporativas na era da hiperconectividade | Juntos no Próximo Nível

por Redação 7 Leitura mínima

As redes corporativas constituem a espinha dorsal das empresas modernas, sustentando quase todos os aspectos de suas operações, desde a comunicação e colaboração interna até o envolvimento com o cliente e a prestação de serviços.

Esse processo de evolução e transformação demandará uma rede mais robusta, flexível e segura. Uma infraestrutura digital habilitadora que suporte essa evolução em suas variadas demandas. Tanto nas aplicações de redes corporativas, no ambiente administrativo, quanto nas redes privativas LTE 5G (Long-Term Evolution na sigla em inglês) com a automatização de processos e operação produtivas.

Com base nessas redes — Long-Term Evolution, de taxas altas de entregas de dados, com baixa latência — a proposta é viabilizar esse nível de conectividade que será crucial para garantir a competitividade e a capacidade de inovar das empresas.

Essa é a proposta de valor da Embratel para as organizações avançarem para o próximo nível. No início de outubro, ela foi apresentada ao público especializado e aos visitantes em geral durante a Futurecom 2024, o maior evento de tecnologia e conectividade da América Latina, e também a mais importante reunião para negócios B2B do setor no continente.

Ao longo de três dias de programação na São Paulo Expo, na capital paulista, a empresa participou de 11 painéis, com seus especialistas comentando sobre tendências e tópicos como 5G, inteligência artificial (IA), cloud, satélites, cibersegurança, redes privativas, analytics e cidades inteligentes, entre outros temas que influenciarão a dinâmica de mercado nos próximos anos.

A companhia realizou uma série de ativações relevantes em seu estande.

“A Futurecom é a maior vitrine do setor e uma excelente oportunidade para os clientes se atualizarem, conhecendo soluções avançadas em telecomunicações e interagindo de perto com demonstrações que apontam para os caminhos abertos pela IA”, pontua Alexandre Gomes, diretor de Marketing da Embratel.

PRÓXIMO NÍVEL DA CONECTIVIDADE

O conceito de hiperconectividade traz novos desafios às organizações. “Até recentemente, as pessoas trabalhavam dentro dos escritórios e das instalações das empresas, utilizando equipamentos corporativos e sistemas proprietários. Agora essas fronteiras não existem mais. Um profissional executa seu trabalho de casa, de um café, de um evento, de uma outra cidade, até mesmo de outro país. Não usa mais um computador de mesa, necessariamente, assim como não depende mais apenas de dispositivos e softwares proprietários da organização”, detalha Gomes.

É nesse cenário que a proposição de comunicações avançadas da Embratel, envolvendo redes corporativas e privativas, dentro de cada necessidade das empresas, apoia-se.

Alexandre Gomes, diretor de Marketing da Embratel — Foto: Marcelo Pereira/G.lab

Por um lado, a tecnologia permite o melhor desenho e entrega da automação de seu ambiente administrativo, interligando escritórios, pessoas, parceiros e clientes, com disponibilidade, acessibilidade, resiliência e segurança.

Por outro, as redes privativas LTE | 5G de conectividade avançada oferecem uma combinação de suas características funcionais, incluindo alta capacidade, resiliência, disponibilidade, baixíssima latência, altíssimo volume de “coisas” conectadas, segurança e evolução tecnológica.

Desse modo, estas redes privativas se consolidam como uma poderosa ferramenta, não só para acelerar processo de transformação digital nas organizações, mas também para potencializar o uso de novas tecnologias como IA, aprendizado de máquina, análise de dados, computação de borda e internet das coisas (IoT).

Negócios poderão tirar proveito direto da ferramenta a partir da análise de dados gerados, transformando a operação e aumentando a eficiência, Da mesma maneira, aplicarão mais segurança aos seus processos e fornecerão novos serviços.

Gomes ressalta que a tecnologia faz parte do compromisso Embratel em ser o melhor parceiro das empresas que precisam inovar no dia a dia:

“Há 59 anos a Embratel olha para o futuro e atende às demandas do mercado apoiando as empresas a avançar de forma pioneira. Nossas soluções em comunicações avançadas vão seguir evoluindo, mas já entregam valor para clientes que demandam soluções com diferentes graus de complexidade em suas operações.”

SOLUÇÃO DE IA GENERATIVA

As ações desenvolvidas no estande, ao longo dos três dias de evento, detalharam a forma como a Embratel desenvolve e implementa todo um ecossistema de infraestrutura de redes, conectividade e tecnologia, aplicado aos principais setores da economia.

A era da hiperconectividade, em especial, foi abordada com simulações de uma rede SDWAN, com direcionamento automático de tráfego em caso de degradação de links WAN. Os visitantes também viram de perto a integração com segurança na nuvem (SASE), com funcionalidades de gestão via Portal Web.

O papel do 5G nesse contexto também ficou claro, com a representação da solução adotada em portos. A Embratel inclusive lidera um case de digitalização do Porto de Suape, em Pernambuco, utilizando a banda larga móvel da Claro e uma solução de video analytics que facilita o controle dos mais de cem mil veículos movimentados anualmente nas instalações do local.

Os visitantes também conheceram inovações como a IA Client Flow, a solução de IA generativa (GenIA) para a análise de contato, a IA Otimiza App, que busca aprimorar a experiência do cliente ao automatizar a avaliação das reviews postadas nas lojas de aplicativos, e o IA Media Engage, focado em gerenciamento de direitos de imagem.

O público pôde conhecer na Futurecom todas as soluções em IA oferecidas pela Embratel — Foto: Marcelo Pereira/G.lab
O público pôde conhecer na Futurecom todas as soluções em IA oferecidas pela Embratel — Foto: Marcelo Pereira/G.lab

Estavam lá também a IA Insights, uma plataforma que faz uso de IA generativa para análise de dados, a IA Safety, uma ferramenta de segurança de trabalho, e a IA Mentor, que permite a interação por voz para controlar um robô colaborativo. Por fim, também foi apresentado o Lakeit, plataforma de big data que permite correlacionar informações de outros times e sistemas de forma fácil e segura, criando um data lake as a service.

São soluções que respondem a desafios complexos de negócio e têm potencial de levar empresas, governos e setores da sociedade para o próximo nível em suas jornadas de transformação digital.

Fonte: Externa

ofertas amazon promoção
Clique acima para adicionar um desconto excluivo na Amazon! Aproveite as ofertas de hoje.
Compartilhe esse artigo