O governo federal divulga às 16h30 desta segunda-feira (15) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025. Na sequência, os secretários executivo do Ministério do Planejamento e Orçamento, Gustavo Guimarães, de Orçamento Federal, Paulo Bijos, do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, e da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, concedem entrevista coletiva para detalhar os números.
No entanto, conforme publicado pelo Valor na semana passada, o governo federal avalia reduzir essa meta no PLDO. Algumas fontes da equipe econômica defendiam o estabelecimento de um objetivo “mais crível” do que o superávit de 0,5% do PIB, principalmente por causa do cenário previsto para receitas e da desidratação de projetos no Congresso. Mas o Ministério da Fazenda ainda trabalhava com a possibilidade de manutenção do resultado primário positivo de 0,5%.
Além disso, o governo federal também pode revisar para baixo no PLDO as metas para 2026, atualmente em superávits de 1% do PIB, respectivamente – sempre com intervalo de 0,25 ponto do PIB para cima ou para baixo. O texto ainda deve trazer as metas de 2027 e 2028.
Para este ano, por sua vez, o objetivo a ser perseguido é de resultado primário zerado. No acumulado de 12 meses até fevereiro deste ano, o governo federal tinha déficit de R$ 252,9 bilhões, o equivalente a 2,26% do PIB.
Antes da divulgação do PLDO, às 14h, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concede entrevista ao vivo para a GloboNews.