O coágulo sanguíneo é uma parte normal da nossa biologia – nem todos são graves ou motivo de preocupação. Na verdade, você precisa deles para parar o sangramento após uma lesão.
Mas às vezes os coágulos sanguíneos ocorrem quando não são necessários e isso pode significar problemas, especialmente se eles se formarem nas veias profundas perto dos músculos.
Esse tipo de coágulo é chamado de trombose venosa profunda. Eles bloqueiam a circulação e impedindo o fluxo sanguíneo que mantém o sistema funcionando.
Risco de embolia
As coisas podem ficar ainda mais sérias se uma trombose sair do local original e chegar aos pulmões, tornando-se embolia pulmonar.
Na embolia pulmonar, um coágulo impede que esses órgãos vitais obtenham o oxigênio e o sangue de que necessitam. Isso pode danificar os pulmões e outros órgãos e pode até ser fatal.
Algumas pessoas são mais propensas à trombose venosa profunda do que outras, por isso vale ficar atento a quaisquer fatores de risco.
Além do mais, é importante reconhecer os sintomas de um coágulo sanguíneo porque muitas vezes eles podem ser mínimos.
O que é um coágulo sanguíneo?
Um coágulo sanguíneo é uma massa ou aglomerado de sangue que se forma nas artérias e veias, de acordo com a Cleveland Clinic.
Eles se formam em resposta a um trauma para ajudar a controlar o sangramento, mas podem ocorrer por outros motivos (como certas condições médicas), causando sintomas graves de saúde.
Sinais de coágulo sanguíneo
- Inchaço em um membro
- Dor nas pernas ou braços
- Vermelhidão da pele
- Dor no peito
- Falta de ar
- Tosse inexplicável
- Batimentos cardíacos acelerados
- Tontura
Sintomas de coágulo sanguíneo nas pernas
Os coágulos sanguíneos na perna geralmente são sentidos na panturrilha. Há um aperto ou mesmo rigidez na área e pode haver vermelhidão e sensibilidade ao pressionar a região.
Os sintomas na perna incluem dor, inchaço, vermelhidão.
Geralmente, os sintomas estão ligados ao tamanho do coágulo. Um coágulo pequeno o suficiente pode não apresentar sintomas.
Outra coisa a ter em mente é que os coágulos estão quase sempre de um lado; os sintomas em ambos os lados quase nunca estão relacionados ao coágulo.